Colonização Europeia em Santa Catarina
Santa Catarina foi colonizada pela maior parte composta de alemães, italianos e portugueses. O estado começou a ser realmente povoado em 1637, com a chegada dos bandeirantes que iniciaram a ocupação da futura capital, Nossa Senhora do Desterro, que hoje em dia é uma a cidade denominada Florianópolis.
COLONIZAÇÃO ALEMÃ
Em 1849, a sociedade de Hamburgo fundou a colônia Dona Francisca, cujo deu origem a cidade de Joinville.
A colônia Blumenau (atual Blumenau), no vale do rio Itajaí-Açu, fundada em 1850 por um particular, dr. Hermann Blumenau, foi vendida 10 anos após ao Governo Imperial, em 1860 começaram a chegar imigrantes alemães e italianos.
COLONIZAÇÃO ITALIANA
A cultura italiana fundou a colônia Nova Itália (atual São João Batista) em contrato firmado em 1874 entre o governo imperial brasileiro e Joaquim Caetano Pinto Júnior. Foram fundadas, em 1875, Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra e Apiúna, em torno da colônia Blumenau.
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
Portugal, procurando resolver os problemas de excesso de população no arquipélago dos Açores e, ao mesmo tempo, efetivar a ocupação do território catarinense, enviou várias levas de colonos daquele arquipélago e da Ilha da Madeira, para se juntarem ao contingente vicentista já engajado no desenvolvimento da agricultura no litoral. Alguns desses colonos seguiram para o território gaúcho.
No século XIX, ocorreu a imigração europeia, sobressaindo os colonos alemães e italianos e, em menor escala, os eslavos.
Como a colonização oficial teve pouco êxito, aplicou-se o princípio de colonização por companhias particulares, cuja administração se apoiava em princípios econômicos.
Via Pinterest
Comentários
Postar um comentário