As Heranças Culturais da Região Sul

A região do Brasil apresenta três estados, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nela, a cultura internacional teve maior influência na região se comparada às outras, devido ao crescimento na taxa de imigração durante fim do século XIX. Culturas européias, como italiana, espanhola, alemã, polonês, ucranianos, portugueses, foram referências para a formação da cultura do sul. As principais heranças culturais existentes estão na cultura, arquitetura, culinária e danças da região.
Festivais e Dança
No sul, acontece o Oktoberfest, um festival anual em Blumenau considerado o melhor fora da Alemanha, o que atrai bastante turista, auxiliando a economia. Há também, o Festival de Gramado, que tem os melhores nomes do cinema da América do Sul, a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul e a festa da Nossa Senhora dos Navegantes, uma celebração portuguesa que acontece em Porto Alegre em 2 de novembro

Festa da Uva | Sul do brasil, Vinhos italianos, Brasil

Além dos festivais, essa região é rica em danças típicas, cada uma com um estilo diferente, no Paraná há o “pau-das-fitas” que consiste em uma dança ao redor de um mastro, onde estão fixadas as fitas dos dançarinos, as trançando. O Fandango também faz parte da cultura, semelhando-se com uma valsa. Em Santa Catarina, há o Bumba meu Boi ou Boi de Mamão, outra dança chamada Dança do Vilão, uma dança usando bastões e a Balinha . A chimarrita, com origem portuguesa, que assim como a Balinha, parece com uma quadrilha, faz parte da cultura do Rio Grande do Sul, junto com a Milonga(parece com o tango), o Vaneirão(passos simples e cantam durante os movimentos) e a Chula(homens em roupas típicas).
Culinária
A comida desses locais é repleta de pratos mais quentes, graças ao clima mais frio, ela tem referências de muitos lugares distintos, por isso ela é tão sofisticada.
No Paraná, a predominância é mais indígena, com o pinhão presente em vários pratos, milho, cuscuz, mandioca, farinha e pamonha, misturados com os temperos e modo de preparo português. A cozinha catarinense é voltada para a comida européia, o modo alemão gerou o consumo de chuletas e joelhos de porcos e o de doces, cucas, geléias e folhados de maçã; os portugueses e açorianos, no consumo de frutos do mar. Na parte gaúcha, os europeus trouxeram a polenta e galeto e os rio-grandense-do-sul aderiram ao consumo de carne vermelha.

Barreado, com influência açoriana é muito consumida na costa paranaense, onde muitos portugueses desembarcaram. Trata-se, basicamente, de um prato com ingredientes como carne, toucinho e temperos.
Arquitetura

No Paraná, as edificações mais antigas sofreram forte influência europeia, misturando estilos, desde o eclético, neoclássico, colonial, oriental e bizantino até a arquitetura moderna. No estado gaúcho, a arquitetura italiana dominou devido a intensa imigração que ocorreu no estado, entre 1875 e 1960, destinada a atender a necessidades urgentes de abrigo, que com o tempo foi ganhando conhecimento.

via Pinterest
créditos na imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Cultura Asiática em São Paulo

Colonização Europeia em Santa Catarina